sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"O que brilha com luz própria, nada pode apagar." (Pablo Milanez )


Ontem teve teatro: "Till a saga de um herói torto", apresentado pelo grupo Galpão, de Bh, eu como mineiro da capital tinha ouvido falar deles, e sempre muito bem, mas nunca tive oportunidade de assistir, ontem foi minha primeira vez e de graça, o bom que tudo deu certo: quanto a pegar ingresso, lugar de parar o carro, chuva forte deu trégua tanto na chegada quanto na saída, mas a surpresa ruim, :O( , o auditório do SESI ainda não está pronto, e montaram o palco no ginásio de esporte, ai que tá, o nome já diz, e de atividades esportivas e não de show de musica ou teatro, por experiência própria é raro algum ginásio ter uma acústica apropriada, salvo os mais atuais, como o do SESC/SJC, o que não é o caso do SESI, mas ai que está a diferença entre o "que tem luz própria" e "esperar as coisas caírem do céu". O Grupo Galpão fez uma apresentação que eu acredito ser 80% do que eles costumam fazer, falo isso, pois antes de começar a peça, do meu lado na platéia estava o fotógrafo, que acompanha a turnê, ai como era abertura do Festival, demorou um pouco mais que de costume a encenação, fiquei batendo papo com ele, que me disse: esta peça é projetada para locais abertos como praças, ou então em auditórios com grande palco, mas o grupo ficou manhã e tarde inteira ajeitando os detalhes, e realmente ficou surpreendente, o Till (versão Macunaíma alemã), não teve nenhuma falha técnica ou dos atores.
Mas a bendita chuva caiu em 1/3 da apresentação, em telhas de alumínio, ai o publico não conseguio ficar muito antenado com as falas, parecia ligação de celular com falha.... o que salvou foram os microfones individuais dos atores, que em nenhum momento tiveram pane, só o toró e a acústica não colaboraram, todo o resto: figurino, dispositivos de locomoção no palco, portinholas de acesso pelo tablado do solo, o cenário em si, tudo mostrou que o grupo se adaptou 100% ao local oferecido para a peça. Com tudo isso me veio à mente a estrofe da musica de Pablo Milanez: "O que brilha com luz própria, nada pode apagar.", pois ontem eu vi, como trabalho em conjunto, com pessoas que tem luz própria, faz a diferença!

É isso ai! E sugiro que quem puder, vá assistir à peça, aliás hoje ainda tem (ver no blog ,post de ontem).

Obs .: Véspera de final de semana com feriado na segunda, meu médico e eu cancelamos minha cirurgia, mudamos e talvez seja no dia 11 de Setembro 2009.

Um comentário:

  1. Guiiii
    pelo visto gostou né ?
    Mas também como não gostar do Grupo Galpão?
    Eu sou suspeita, porque sou apaixonada pelo trabalho deles, fã, muuuuito fã. A primeira peça que vi deles eu era pequenininha ainda. Foi Romeu e Julieta lá , na praça, em cima de um carro. Desde aí eu apaixonei pelo grupo.
    Não é atoa que tenho cds com a trilha sonora de algumas das peças deles...rs
    Vc falou e disse: "O que brilha com luz própria, nada pode apagar." Eles brilham, sempre brilharam e continuarão brilhando.
    Aposto que agora que viu essa, não vai perder mais nenhuma peça deles.
    Grupo Galpão vicia...hahaha
    Pelo menos eu sou viciada, mas esse é um vício bom

    Bjinhuuus

    Marina

    ResponderExcluir