sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mochilão na California: Monterey!

Falei uma vez aqui no blog, sobre as características que eu encontrei durante os meus mochilões sobre  estrangeiros da mesma origem e a minha observação referentes aos alemães é de como eles tentam ao máximo o melhor custo/benefício, ou melhor, alemão tudo “pão duros” no bom sentido, um exemplo: em Santa Monica no meu quarto estava um alemão com seus ± 45 anos de idade, como ele estava na cama abaixo da minha, conversávamos e vi ele tinha um ticket na mão e comentava ter atravessando de NY até LA de Ônibus, lembro que ele abanava o papel plastificado é dizia “esse bilhete vale US$ 190 dólares, posso ir para qualquer cidade,  em qualquer lugar no México, EUA ou Canada, por 15 dias usando os ônibus da Greyhound Line". (obs.: esses bilhetes são oferecidos somente em dois meses, os do verão americano:  junho a julho +info: discovery pass)


Comece a reparar,  nos filmes estadunidenses os personagem com falta de dinheiro recorrem ao ônibus, sendo frequentemente os Greyhound, ônibus como o logotipo de cão corredor, conforme imagem abaixo. 

Símbolo da empresa.
Cena do Filme "Flash of Genius", personagem falido usa Greyhound como trasporte.

Em muitas cidades a "rodoviaria" são em paradas como essa.
Na Califórnia realmente vivenciei que realmente é o meio de transporte mais barato, isso acaba gerando movimento de pessoas de baixa renda, sendo normalmente utilizado por desempregados, mochileiros, hippies, alemães, eu, estagiários etc.  Para ter uma ideia o alemão meu vizinho de beliche, ele fez as contas, comprando tudo que ele andou por via aérea seria algo acima de 1.000 dólares e mesmo se fosse de ônibus as compras avulsa dariam US$ 400.

   Como de Santa Monica para San Diego fui de carona, não precisei preocupar com preço de passagem, mas  a partir do momento que estaria sem carona, e meus plano eram de em 23 dias seguir para o norte até Vancouver - Canada, sem dúvida o bilhete para 30 dias seria o melhor custo benefício.. Ah! O alemão disse também, com viagem noturna, não precisa pagar acomodação.. hehe..  

   Fui em busca deste ticket, comprei on-line e retirei na terminal Greyhound, (na Califórnia não tem rodoviária Central, mas sim pequenas estações de ônibus para cada empresa), por sorte na época a do Greyhound era em Gas Lamp (atualmente é fora da área dos hoteis/hosteis), Gas Lamp era o bairro do meu hostel. Mas tive problema na compra, pois fui cobrado duas vezes no cartão (troquei a bandeira VISA e Mastercard durante a compra, mas mesmo assim funcionou, adquiri dois bilhetes), mas lá mesmo na central dos ônibus, por celular eu consegui concertar a merda, tudo bem que foi após 30 min. de ligação., mas melhor resolver assim do que depois no recebimento da fatura, além disso propiciar o treino “in loco” do meu inglês.
De San Diego comecei a usar o meu bilhete, primeira parada Monterey, peguei o ônibus das 22h e chequei lá as 8h da manhã, durante o percurso tive umas 3 trocas de busão, ainda bem que todo mundo desce para trocar por ônibus de interesse, não corri risco de dormir e acordar em cidade não prevista.

Trajetória que do ônibus, o ponto B é Los Alamos, tirei foto bem no amanhecer da placa
Cidade de muitas plantações de uvas a vegetais

Irrigação
Campos de perder de vista.
Em Monterrey peguei ônibus-trem grátis que os hotéis e restaurantes bancam na cidade, mesmo eu ficando em hostel eles me deixaram em avenida principal próximo 3 quadras de minha hospedagem por duas noites..
De dentro do ônibus com carcaça de trem.

Turistas aproveitam, anida mais que é de graça.
Agora em diante as fotos e vídeos falam melhor por si que textos:

Foto aérea que encontrei na internet

HI hostel Monterey bem agradável.

Caiaque utilizei por 4h.. 10 USD bem em conta pois são parceiro do HI.
video

11 milhas (17 km) de ciclovia, caminho cheio de eventos.

2 comentários:

  1. Adorei o seu blog! Estou indo fazer um mochilão na Califórnia e gostaria de saber qual o site que você comprou esse ticket?

    ResponderExcluir
  2. Bruna mandei infos para vc via hangout, foi mal pela demora

    ResponderExcluir